Por que as pessoas gritam?

4269
Contos para catequese

Um dia, um mestre perguntou aos discípulos: “Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?” Eles pensaram por alguns momentos. “Porque perdem a calma”, disse um.

“Mas, porque gritam”, insistiu o mestre, “quando a outra pessoa está ao seu lado? Não é possível falar-lhe em voz baixa?” Eles deram algumas respostas, mas nenhuma delas satisfez ao mestre. Finalmente, ele explicou:

“Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito e por isso gritam para que escutem uma à outra”.

Em seguida, o mestre perguntou: “O que sucede quando duas pessoas são amigas? Elas não gritam, mas se falam suavemente. Por quê?” Os discípulos não souberam responder. O mestre explicou:

“Seus corações estão muito próximos. A distância entre eles é pequena. Elas não falam, somente sussurram, e ficam mais perto ainda do seu amigo. Se a amizade cresce, elas não necessitam sequer sussurrar, somente se olham e isto é tudo.”

E o mestre concluiu: “Quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem. Não digam palavras que os distanciem mais, porque chegará o dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

No nosso relacionamento com Deus acontece a mesma coisa. Quanto mais o amamos, quanto mais perto dele estamos, melhor nos comunicamos. Às vezes basta um olhar. As três Pessoas divinas se relacionam assim.

Contos para catequese por: Pe Queiroz